bicicleta na veia farol k-lite caminho do itupava pedal curitiba

domingo, 24 de outubro de 2010

Pedal: Curitiba - Campo Magro (via estrada Riviera)

Neste domingo, 24.10.2010, o tradicional grupo de pedal que sai do Centro Cívico estava incompleto, já que parte de seus integrantes foram para um pedal com destino a Guaraqueçaba (detalhes: rodalivrebikers.com.br).


Todavia, isso não impediu que os remanescentes definissem o passeio de domingo. Após algumas sugestões ficou decidido que o pedal seria para Campo Magro, via estrada da Riviera.


Saímos às 9h10min, passando pelo Ecoville, após Campo Cumprido e, na sequência, entramos na estrada da Riviera. 

A Estrada - que desemboca na BR-277 - é bem tranquila, com poucas subidas, mas com muitas áreas alagadiças. As largas poças d'água obrigaram os bikers a rodar por dentro dessas áreas alagadas, fazendo com que todas as bikes saíssem com generosas camadas de lama. A sujeira foi geral!


Com a chegada na BR-277 o grupo rumou para Campo Magro passando por dentro da Pedreira Andrauz (acho que é esse o nome). 

Nesta estrada, a trilha é legal e bem seletiva, possuindo um aclive intenso e extenso, o que exigiu grande força de todos os aventureiros. Vencida esta etapa o grupo se reagrupou no Aeroclube de Campo Magro, sendo que alguns resolveram se deleitar com o saboroso pastel servido pela cantina do local.


Barrigas cheias e energia reposta, o grupo finalmente chegou na estrada que liga Campo Magro - Curitiba.


Neste momento, em razão do avançado horário (11h30min) e do iminente compromisso de domingo com a família chegando, alguns se viram obrigados a seguir em frente, imprimindo um ritmo mais acelerado.


Eu fui um desses e, juntamente com meu amigo Leandro (leia-se: ideiasolta.net), seguimos para Curitiba.


Até chegarmos na rotatória do Contorno Sul, as subidas são longas e impiedosas, mas subimos. No limite entre os municípios de Campo Magro/Curitiba fizemos uma pausa e decidimos voltar por dentro de Santa Felicidade, pois era um caminho que ambos desconheciam.


Na divisa, o início da Av. Manoel Ribas exigiu bastante dos ciclistas, mas chegamos na região dos famosos restaurantes do Bairro, sem problemas maiores. Na verdade, o maior problema enfrentado foi sentir o cheiro e aromas que o tradicional bairro propicia aos que circulam por ali, na hora do almoço. Ansiedade controlada enfrentamos a última subida mais intensa do circuito: a do portal de Santa Felicidade.


Após essa subida eu e o Leandro nos separamos, cada um seguindo pelo caminho mais rápido até a sua residência.


O fato é que, no meu caso, depois de 54 km rodados cheguei na minha residência, pontualmente, às 13hs, prontinho para devorar o delicioso almoço preparado pela minha amada esposa.


Novamente, uma deliciosa manhã de domingo entre amigos se perfez.


(Fotos by: Leandro Hecko)





4 comentários:

  1. ei negao, tás cabuloso na bike hein mo filho???? grande abraço direto da Italia, do fernando
    www.caminhosdosertao.com.br

    ResponderExcluir
  2. Grande Malandragem, obrigado meu querido pelo post... Um dia marcaremos um pedalzinho juntos... Grande abraço e aproveite o país da Bota (tá chique hein)!!!

    ResponderExcluir
  3. Aí galera não sou da região e estou pensando em fazer o percurso Morretes a Curitiba via BR 227 de bike, alguém pode me informar se vai ser muito pesado o pedal.
    Iremos um grupo de 8 ciclistas somos da cidade de Campos dos Goytacazes RJ.

    ResponderExcluir
  4. José Carlos, o trecho de serra é bem puxado sim! São cerca de 16 km de longas e fortes subidas no trecho de serra. Depois da serra são mais uns 40 km até Curitiba. Dá para fazer o trecho sim, mas não tenham pressa de chegar em Curitiba. Lembro que depois da serra (na praça do pedágio) existe um ponto de apoio ao usuários da via, com água e café grátis!

    ResponderExcluir