bicicleta na veia farol k-lite caminho do itupava pedal curitiba

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Curitiba - Garuva - Vila da Glória/SC

Neste domingo (2) realizamos um pedal especial com o apoio da Sherpa Turismo. O destino: Vila da Glória/SC.
Dois grupos saíram de Curitiba para esse pedal. O grupo 1 foi pedalando à partir de S.J dos Pinhais e o grupo 2 do Restaurante Roda D`Água, na BR 376.

O primeiro grupo formado por DouglasCap. Nascimento e Ângelo  - juntamente com Alan, Costa e outro biker (que esqueci o nome) - saiu do Mc Donalds (S.J Pinhais) às 6h10min.

O tempo inacreditavelmente estava sem chuva e a temperatura sensacional para o pedal.

Como era a primeira vez que iríamos descer a Serra pela BR-376 o cuidado foi redobrado, inclusive pelo tráfego pesado e intenso que a BR alimenta.

Entre retas, neblina, subidas e descidas chegamos ao primeiro pedágio 55 minutos depois de nossa saída.

Com o cafezinho grátis na veia fomos para o segundo trecho até o Restaurante Roda D`Água, local em que iríamos encontrar com o grupo 2.
Nesse trecho dois pneus furaram. Com a troca realizada partimos para a inédita e esperada descida da serra.

Depois de algumas subidas mais exigentes, finalmente, avistamos a esperada placa: Início da Serra.

A descida da serra é muito emocionante. A velocidade que se atinge  - 69.4 km/h - e o fato de ter que dividir as faixas de rolamento com os caminhões fazem dessa aventura um desafio incrível, exigindo dos bikers atenção extrema, pois qualquer deslize poderia literalmente ser fatal.

Sem nenhum susto ou problema, mas com a adrenalina bombando no corpo, chegamos ao restaurante Roda D'Água, às 9h33min - junto com o pessoal do grupo 2 que saiu de Van de Curitiba, às 8hs.

Até aquele trecho, rodados 73 km, nossa velocidade média foi de 30 km/h!

Com todos os bikers reunidos partimos para a parte final do nosso passeio. Da BR até Vila da Glória seriam mais 50km de pedal.
Cerca de 28 aventureiros saíram para a pegada. O tempo lá embaixo também nos ajudou o que tornou o pedal muito agradável.

A paisagem do trecho também é muito bonita, alguns pontos são dignos de cartão postal.

Passando pela ponte pênsil e pela ponte molhada, mais um pneu resolveu beijar o asfalto.

Com a troca realizada seguimos para a estrada do Palmital e, de lá, eu e Cap. Nascimento chegamos em Vila da Glória, às 13h30min para nosso merecido descanso, seguido de perto pelo biker Ângelo.

Com 125 km rodados e velocidade média de 24.6km/h o desgaste físico foi intenso.

Na sequência começou a chegar o pessoal do grupo 2: Lizandra, Oscar, Jackson, Rafael, Augusto, Ricardo...

Depois de um merecido banho foi hora de reabastecer as energias no Restaurante JaciZinho, em companhia da bela vista da Baía de Babitonga.

Com o avançar da hora nos despedimos do maravilhoso dia que tivemos e, às 18hs, pegamos a Balsa para Joinville retornando para a Capital sem problemas.

Dados do Pedal:

Participantes: 28 bikers
Quilômetros rodados: 125 km (grupo 1) / 50km (grupo 2)
Tempo: 7hs
Imprevistos: 3 pneus furados
Nível: difícil
Beleza Natural: 5 estrelas (uma até cinco estrelas)

Fotos by: Carlos Augusto, Oscar Riekes, Sherpa Turismo e Ângelo Scucato.