bicicleta na veia farol k-lite caminho do itupava pedal curitiba

domingo, 6 de maio de 2012

Curitiba - Bal. Camboriú: Um pedal para a história!

Um bando de ciclistas loucos não satisfeito com os pedais pela região de Curitiba resolveu ousar e partir para uma viagem insana. O objetivo, dessa vez, era chegar em Bal. Camboriú, via BR-101.

Com o desafio lançado, nessa sexta-feira (4), a ansiedade bateu forte e ficou difícil dormir, pois sabia que a pegada seria forte, longa, perigosa, cansativa e testaria os limites do corpo, sem piedade. 


A maioria dos ciclistas participantes - caso finalizasse a viagem- bateria o record pessoal de quilômetros pedalados, num só dia - seriam mais de 230 km!


Fritando na cama, a noite de sono não aconteceu. Às 4hs da manhã, o despertador tocou para avisar que a hora tinha chegado.


O grupo de ciclista formado por Oscar Riekes, Cap. Nascimento, Sérgio Riekes, Douglas Cardoso, Eduardo Goedert, Mauro e Elídio Werka estava decidido em realizar a viagem que nem o frio e a chuva impediu a partida.


Da prefeitura de Curitiba, saímos às 5 hs da matina, debaixo de chuva e de uma temperatura de 12o C. 


No posto da Rodoferroviária encontramos com o restante dos malucos e rasgamos pela Av. das Torres, com destino a bela e Santa Catarina.


Já na saída de S.J dos Pinhais o pneu do Oscar furou e, depois do primeiro pedágio, foi a vez do biker Mauro trocar o pneu de sua bike.


A chuva e o frio não davam trégua e a sensação térmica sentida pelo corpo foi um teste ainda maior para todos. Rodamos até o Posto Monte Carlo - último posto antes da descida da serra - para o merecido café da manhã, isso perto das 8hs.


Energia reposta, zarpamos. Quanto mais aproximávamos da serra maior era o frio e a chuva. Contudo, essa situação hostil foi anulada pela adrenalina que começou a correr o corpo quando iniciamos a descida da serra.

A galera desceu a lenha e foi engolindo os caminhões no trajeto, sem medo. Alguns pegaram o vácuo e chegaram quase aos 80/km/h - minha top speed foi 77 km/h, graças a ajuda de um caminhoneiro que me ajudou a seguir no seu vácuo grande parte da descida...

No final da descida reagrupamos e rumamos para Joinville.

Chegando na maior cidade de Santa Catarina, com 140 km na bagagem, infelizmente, o companheiro Elídio abortou a viagem com dores na poltrona...


Apesar da baixa, uma outra situação nos deixou alegre: O tempo melhorou e a chuva parou!


A nova condição climática renovou o ânimo de todos e foi uma tremenda ajuda para continuarmos focados na nossa missão.

Girando, girando e girando - na altura do Posto Sinuelo - paramos para nosso almoço. Isso já era 13h15min, e tínhamos passado dos 150km no hodômetro.



Reabastecidos, 20 km adiante avistamos o mar! Chegamos em Barra Velha!


O céu estava incrivelmente lindo e o visual, que já encanta quando se está viajando de carro, torna-se indescritível quando se visualiza de bike. Que sensação ímpar!


Em Barra Velha Oscar, eu, Cap. Nascimento e Eduardo resolvemos seguir viagem pela orla, enquanto Sérgio e Mauro continuaram a trajetória pela BR, pois o destino deles era Bombinhas/SC.
Seguindo os recortes do mar, passamos por Barra Velha, Piçarras, Penha e Navegantes.









Em Navegantes pegamos o ferry-bolt para cruzar o Rio Itajaí e chegar na cidade que leva o seu nome. A travessia da balsa para bicicleta custa R$ 1,30, dura cerca de 5 minutinhos e o trajeto faz parte do Circuito Costa Verde e Mar.





Em terra firme, seguimos para Bal. Camboriú passando pelas praias de Cabeçudas, Bico do Papagaio, Atalaia, dentre outras.

Ao final, como todo sensacional pedal, uma subida fodox nos esperava. Vencido mais esse desafio, finalmente chegamos em Bal. Camboriú, às 17h20min, com 235 km na mochila.


No total foram 12 horas de viagem, dentre as quais 9h30min pedalando
Foram percorridos 235km e somente dois pneus furados. Uma aventura que culminou com a maior quilometragem já percorrida, num só dia, pelos bikers Oscar, Douglas, Nascimento e Eduardo.


Definitivamente, essa foi a maior loucura que já participei. Foi um sonho pessoal realizado, um limite testado e mais uma grande história de vida vivida!


Quanto aos amigos Sérgio e Mauro, eles conseguiram chegar a Bombinhas são e salvos!


Obrigado à todos que ajudaram a tornar esse momento possível e inesquecível!


Dados do Pedal:



Participantes: 7 bikers
Quilômetros rodados: 235 km
Velocidade Média: 26km/h
Tempo: 12hs
Imprevistos: 2 pneus furados e 1 desistência
Nível: extremo
Beleza Natural: 5 estrelas (uma até cinco estrelas)













10 comentários:

  1. Parabéns pelo pedal... Abraço Cristiano Tadielo

    ResponderExcluir
  2. Show de Bola companheiros de pedal! Parabéns a todos, lembranças espaciais ao Nascimento e Oscar, mande-as por mim Douglas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vc estaria escalado para essa pegada Leandrão...O Abraço será dado! Valeu!

      Excluir
  3. É isso ai galera !! Parabéns a todos, em especial ao Dudu !

    Estão se preparando para o Iron-man ??

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Balem! Mas não estamos nos preparando para o Iron, foi somente diversão! Abraço

    ResponderExcluir
  5. Caraca galera
    que demais esse pedal, me deu uma dorzinha no cotovelo
    kkkk
    PArabens pelo esforço.
    Na proxima, se rolar um convite, acho que eu vou kkkk

    ResponderExcluir
  6. No carnaval também fiz esse trajeto...não tem como descrever a felicidade em completar o pedal na beira mar...pelo visto vcs pararam na casa da melancia para hidratação, fiz em 10h sendo 7h30Min de pedalada com média de 31,8km/h...Parabéns a todos pela dedicação...Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo post...Paramos lá mesmo para a hidratação (local bem maneiro). Vc desceu rápido pacas, média de quase 32 km/h é bem forte, Pbéns!

      Excluir