bicicleta na veia farol k-lite caminho do itupava pedal curitiba

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Serra dos Castelhanos - Usina Chaminé

Partimos neste sábado (03) para conhecermos, ao vivo e em cores, uma das trilhas mais fantásticas e difíceis que se tem notícia para se fazer de bike. Muitos são os relatos das pessoas que fizeram esse pedal e, em todos eles, uma coisa é unanime: A pegada na Serra dos Castelhanos é FODOX!

Diz a lenda que o nome Castelhanos foi assim denominado devido a alguns espanhóis (assassinos e ladrões) refugiarem-se na região no início do século passado. Outra versão é a de que os espanhóis, ao passarem pelas trilhas dos índios e admirados com a beleza natural do lugar, chamaram o lugar de Castillaspequenos castelos e os que habitavam estas castillas chamava-se castelhanos, daí que vem a origem. A região situa-se na transição entre o planalto da Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral Paranaense, com clima úmido e temperaturas variáveis, com topografia acidentada (1)

Todos os relatos e a história do lugar serviram de combustível para os aventureiros Oscar, Sandra, Lizandra, Maurinho, Jeferson, Douglas e Augusto encararem a aventura.

Nosso pedal iniciou-se, às 9hs, do trevo de acesso da Pousada La Dolce Vita, no km 633, da BR-376 - sentido sul. Deixamos o carro na padaria do trevo e, de lá, cruzamos a rodovia para ingressarmos na Estrada Guaricana. 
Nossa primeira meta era encontrar a Usina Hidrelétrica Chaminé - localizada na margem esquerda do rio São João, no município de São José dos Pinhais - em área de preservação permanente na Serra do Mar. A curiosidade é que esta usina foi o primeiro grande projeto hidrelétrico do Paraná e teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de Curitiba. Foi construída pela Cia. Força e Luz do Paraná, sob a orientação do americano Howell Lewis Fry, começando a operar em 1930 (2). 
No início da trilha uma placa já indicava a distância de 29 km até a usina. 

Os 7 aventureiros estavam animados para o passeio. As paisagens que cruzávamos e o clima nublado davam os refresco necessário para encarar as fortes subidas que não paravam de aparecer.


Subindo e descendo, subindo e descendo chegamos na bifurcação das Represas Guaricana e Chaminé. 




Seguindo pela direita, atingimos o portão de acesso da Usina Chaminé. No local, só se entra com autorização da Copel e, como não a tínhamos, demos meia-volta.

Com cerca de 35 km pedalados partimos para a parte final do nosso desafio. Agora nossa intenção era encarar a Serra dos Castelhanos e desafiar uma das subidas mais difíceis já enfrentadas por todos nós!




Composta de lindos visuais, fauna e flora pulsante, subidas de fritar a musculatura e descidas de perder o fôlego a Serra dos Castelhanos é um convite para os bikers testarem sua coragem e resistência. Ah, antes que me esqueça, no meio da serra tive o privilégio de se encontrar com uma jaguatirica cruzando minha frente... Que sensação fantástica!




 Depois de mais algumas subidas e descidas, chega-se o Rio São João - onde se tem uma placa indicando o limite de município de S.J. Pinhais/Guaratuba...

Este rio é o portal da subida da Serra dos Castelhanos. Antes de encararmos os 5km de escalada incessante fizemos uma reidratação. 
Para se ter uma ideia do que tínhamos pela frente sairíamos de 281m ao nível do mar para atingir 836m. Ou seja, escalaríamos 555m, em apenas 5km!!! Por volta das 14hs iniciamos a pegada... 
Girando, girando, girando, subindo, subindo e subindo, o fato é que em determinados trechos a velocidade atingida não passa dos 5km/h. A subida é tão forte que em certos pontos existem rebocos de asfalto para que os carros consigam tracionar e subir a serra.   

O tempo necessário para se percorrer os 5 km foi de 45 minutos, de muita força, persistência e superação. Chegando ao seu cume, nossa distância total percorrida era de 50 km.

Por volta das 15hs, como meu alvará estava vencido, parti sozinho para os últimos 36 km de pedal. 

Continuando pela estrada de terra, cerca de 5km depois de atingir o cume da Serra dos Castelhanos, chega-se a BR - na altura do 2º Posto da Polícia Rodoviária Federal.   

Do posto da PRF até o Km 633 da BR foram exatos e cansativos 31 km, e mais subidas desafiadoras.

Enfim, mais uma vez pudemos se deleitar com a rara beleza de nossa Serra do Mar. Pedalar por lugares sensacionais, encarar desafios maravilhosos e na companhia de pessoas fantásticas é sempre um privilégio incrível. Parabéns a todos nós que vencemos mais esse desafio, em especial ao Augusto, Sandra e Lizandra pela força, garra e coragem demonstrada!


Dados do Pedal:

Participantes: 07 bikers 
Quilômetros rodados: 86km
Imprevistos: 6 pneus furados
Nível: difícil/fodox
Beleza Natural: 5 estrelas (uma até cinco estrelas) 
Custo: R$ 5,00 (lanche)



(1) (http://www.guiasjp.com/index.php?option=78&click=6&id=13&view=126).
(2)endereco=%2Fhpcopel%2Froot%2Fpagcopel2.nsf%2F044b34faa7cc1143032570bd0059aa29%2F67c8073745cd4819032574120051d421). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário