bicicleta na veia farol k-lite caminho do itupava pedal curitiba

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Curitiba - Morro da Palha

Domingo (14.11.2010) o grupo de pedal do Centro Cívico saiu para o mais hard dos pedais já realizado: Fomos para o Morro da Palha! Os aventureiros eram Douglas, Leandro, Cap. Nascimento, Ângelo, Maurício e Gabardo - o nosso amigo Pedro Colombiano não seguiu a tropa, por estar se recuperando fisicamente.


Saímos às 9h10min e, de cara, aquecemos os músculos nas subidas que levam até o Parque Tingui.

Pela Rua Justo Manfron fomos pedalando até o final do asfalto, isso já em Almirante Tamandaré. Na estrada de terra, na companhia do motoqueiros trilheiros, rodamos por mais alguns kms e paramos para a merecida paçoca com Água da Serra (delícia), na Vendinha da Canelinha. 




Na sequencia, seguimos para o Morro da Palha. Tudo ia bem até o nosso amigo Gabardo indicar uma antiga trilha, que também nos levaria ao morro, intitulada como Trilha da Carniça (renomeada por nós como a Trilha da Valeta). Desafio aceito logo de cara todos foram obrigados a carregar as bicicletas nas costas, já que a subida de boas-vindas da trilha retratava o que nos esperava pela frente.






Alguns metros adiante vimos que aquilo lá era uma verdadeira trilha para trekking, mas MTB jamais!. Simplesmente a força da água que desce do morro confeccionou na estreita trilha extensas e profundas valetas, algumas das quais com mais de 1,5 metros de profundidade.





Explorando um terreno tão hostil os tombos e escorregões foram inevitáveis (eu levei 3). Na mata fechada a presença de abelhas, a lama, os galhos caídos e a travessia de um rio desafiador completavam nosso caminho. Depois de mais de 1 hora andando e pedalando chegamos a um ponto onde a trilha não dava mais o ar da sua graça. Resultado: Estávamos perdidos!




Graças a espetacular memória do Gabardo - depois de pularmos a cerca (literalmente) para invadir uma fazenda - reencontramos nosso caminho que finalmente nos devolveu à civilização. Na verdade, esse caminho nos levou a um oásis, digo, uma pedreira desativada em Campo Magro - inundada por um suposto erro de exploração - que virou uma das paisagens mais insólitas que já presenciei.





Depois de algumas barrigadas no grande e lindíssimo lago, rumamos para o Bar do Paulo (Morro da Palha) e, com mais paçoquinha e refrigerante na veia, pegamos nosso caminho até Curitiba (isso já era 13h30min).

Na volta, com 40 km a percorrer, fomos brindados pelo pior retorno que já participei. Após 8 km de pura subida saímos de 740m de altitude e chegamos a 1060m. Uma lomba fodox inacreditável. O desgaste foi geral!

Chegamos em Campo Magro e, pela primeira vez, meu pneu furou. Troca realizada partimos para derradeiras lombas chegando na Av. Manoel Ribas, às 16h15min.





Passando pela região dos famosos restaurantes italianos, na subida do portal, foi a vez do Cap. Nascimento trocar seu pneu traseiro. Pit stop realizado e depois de muitas, mais muitas subidas, lama, poeira, visuais incríveis, mergulho, tombos e intenso cansaço finalizamos a aventura com 80 km pedalados,  às 17hs.


Esse dia vai ficar para a história como um dos pedais mais difíceis que participei! 

Mais detalhes: www.ideiasolta.net.


Fotos by: Leandro Hecko

3 comentários:

  1. buenas...esse pedal foi fodox mesmo....vi o capitão nascimento empurrando a bike!hehe
    o nome do outro companheiro de pedal é Maurício!!!
    faltam as fotitas e meu post no ideiasolta.net
    e hoje tem o pedal de terça!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Leandro... Se o tempo cooperar, hj é dia de Santos Andrade...

    ResponderExcluir
  3. Amigos sou novo aqui no blog, mas quando tiver um novo passeio para o morro do palha....estou dentro...

    ResponderExcluir