bicicleta na veia farol k-lite caminho do itupava pedal curitiba

sábado, 6 de novembro de 2010

Enfim, Graciosa!

Depois de muitos pedais realizados pela RMC (Região Metropolitana de Curitiba) confesso que um dos meus objetivos ainda não havia sido realizado: O pedal até Morretes, pela estrada Dom Pedro!

Seja pela história, seja pela beleza da natureza do circuito era um destino em que tinha especial intenção de
realizá-lo.

Finalmente, neste sábado (06.11.2010), fui presenteado! Apesar do tempo fechado em Curitiba, eu e meu amigo, Dr. Leandrão, saímos de Curitiba às 07h30min da manhã, com destino a Quatro Barras, nossa primeira parada. Após rodarmos por 45 min. logo estávamos degustando um café na padoca da cidade.


Despertos pela cafeína na veia fomos rapidamente para a estrada Dom Pedro II. 


Passando pela bifurcação, na saída de Quatro Barras, rodamos por mais alguns quilômetros e vimos como o visual desta estrada é realmente belíssimo, apesar das lombas, valeu a pena cada centímetro rodado!

Porém, uma nota extremamente triste deve ser revelada. O poder Público está prestes a assassinar o resto da estrada entre Quatro Barras e a  descida da Serra do Mar. O asfalto está por sufocar as históricas pedras por onde a comitiva de Dom Pedro II passou. Simplesmente as máquinas que lá estavam, sem piedade, despejavam toneladas de terra e pedra numa das estradas mais belas do Brasil; num dos trechos históricos mais belos do Paraná. Em suma, uma página de nossa história, muito em breve, estará inteiramente debaixo de toneladas de pedra e piche em prol do desenvolvimento insustetável

Eis a constatação que não poderia deixar de comentar e lamentar!  Mas nosso objetivo ainda não havia sido alcançado, apesar desta decepção,continuamos nossa trajetória, felizes pelo que nos esperava até Morretes.




Pedalando pela lama, cascalho, paralelepípedo, asfalto e passando por trechos e construções de rara beleza,  finalmente, chegamos ao trecho da descida da Serra do Mar, após rodarmos 43 km.
Com a janela se abrindo para o mar a felicidade foi contagiante e a descida alucinante. 

Aliás, a descida da serra estava fechada para os veículos de maior porte, em razão de uma competição da Federação Paranaense de Ciclismo, mas isso não impediu de descermos a histórica estrada em ritmo acelerado.
Passada a descida, logo estávamos em Morretes, prontos para as barrigadas no delicioso Rio Nhundiaquara.



Musculatura  refeita foi a hora de molhar as palavras e abastecer o estômago em Morretes. Afinal,com 78 km na bagagem ,merecíamos uma bela harmonização. Optamos por Original e Camarão! (hahahaha)

Um pedal histórico, por um dos trechos mais ricos do estado, realizamos neste sábado. O retorno foi de busão pela própria Graciosa (hehehe), com chegada em Curitiba às 18hs. 
Uma aventura fantástica, com imagens inesquecíveis - que só a bicicleta pode te proporcionar - foi possível usufruir.
Uma lição de como a ignorância do poder público é capaz de devastar um dos maiores potenciais turístico e histórico deste Estado!

Mais  detalhes: www.ideiasolta.net

2 comentários:

  1. o pedal foi show, paisagens magníficas, valeu cada gota de suor! valeu a parceria!!! agora, para mim, que venha a Nhanha!!!

    ResponderExcluir