bicicleta na veia farol k-lite caminho do itupava pedal curitiba

domingo, 16 de janeiro de 2011

Curitiba - Bocaiúva do Sul

Dando continuidade no projeto de visitar os municípios que compõe a Região Metropolitana de Curitiba, hoje (16.01.2010) eu, Cap. Nascimento, Júlia, Ângelo, Ricardo, Tiago, Henrique, Pedro e Ariane rumamos para a desconhecida região de Bocaiúva do Sul. Saindo do Centro Cívico às 8hs logo estávamos no trevo do Atuba. Na sequência, pedalando pela estrada da Ribeira, por cerca de 26 km, chegamos na cidade de Bocaiúva do Sul.

A estrada de acesso é bem seletiva com muitos aclives e declives que exigiram bastante de todos os bikers.

Em Bocaiúva do Sul, após rápida conversa com os taxistas do local, resolvemos conhecer uma região vista pelo google earth que indicava uma barragem com cachoeira.

Depois de mais uns 5 km pedalados chegamos na localidade. Uma antiga construção denunciava uma velha estação de distribuição de água. Com a marcha mais leve da bike subimos um morro que nos levou até a perseguida barragem, local em que foi possível observar a cachoeira.

O retorno sabíamos que seria fodox pois a rodovia com suas extensas subidas iriam exigir muito dos aventureiros - inclusive por já termos pedalados 45 km.

Depois de degustarmos algumas bebidinhas e comidinhas - o Pedrão mandou duas coxinhas gigantes para dentro e ainda saiu com fome (hehehehehe) - saímos de Bocaiúva às 12 hs.

No retorno, conseguimos dar nosso top speed. Ricardo, Nascimento e eu, numa das descidas da serrinha, atingimos a marca de 72,6 km/h - sensacional!

No alto da serra - na barraquinha do caldo de cana - restabelecemos a energia e continuamos nossa saga. Nesse momento, o biker Ricardo indicou uma trilha que nos devolveria à rodovia - nas proximidades da Embrapa.

Lá fomos desafiá-la. De início uma descida de tirar o fôlego - que lembra muito o Anhaia - foi vencida por todos, sem problemas.

Pedalando uns 6 km por cascalho, ela nos devolveu à rodovia - cerca de uns 5 km antes da Embrapa. Aliás, essa estrada nos devolveu no pé de umas das mais desafiadoras subidas.

E assim foi, após intensos 3 km de ladeira ,chegamos ao seu topo bem cansados.

Com o reagrupamento do grupo, isso já era 13h35min, Nascimento, eu e Tiago - diante do avançado horário e do alvará da patroa vencido há tempos - resolvemos imprimir um ritmo mais forte para chegar o quanto antes na Capital.

Com um ritmo bacana, conseguimos chegar em Curitiba às 14h10min. Despedimos do Tiago - ele seguiu pela Linha Verde - e eu e o Nascimento continuamos nosso retorno. O Capitão Nascimento, na expectativa de cortar caminho, nos levou a subidas inacreditavelmente gigantes. Para quem já estava com mais de 85 km na bagagem não foi fácil vencê-las. Mas conseguimos!

Enfim, foi um passeio muito difícil, em uma estrada muito desafiadora e que nos levou a uma cidade sem qualquer beleza natural que justificasse a intensidade da pedalada.

Mas valeu, afinal, conhecer caminhos e trilhas novas de bike é sempre o maior prazer que existe!

Números do Pedal:

Quilômetros rodados: 90 km
Tempo: 6h30min
Intercorrência: nenhuma
Dificuldade: grande
Beleza Natural: 1 estrela (uma até cinco estrelas)