bicicleta na veia farol k-lite caminho do itupava pedal curitiba

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Colombo e Morro da Cruz

Nem o frio de 8ºc espantou os 9 bikers do tradicional pedal deste domingo (12) - Dia dos Namorados.
O desafio dessa vez era pegar uma trilha sentido Colombo indicada pelo nosso sempre animado biker Sérgio.

Às 9h15min o grupo zarpou. Passando pelo Parque São Lourenço, seguimos pela Anita Garibaldi - via ciclovia - sentido bairro Cachoeira. De lá, pela trincheira, passamos pelo contorno norte e ingressamos na estrada de terra.

Na sequência, um grupo seguiu a rota normal da estrada, porém eu, Ângelo e Cap. Nascimento resolvemos conhecer uma estreita trilha - por indicação do Sérgio.
A entrada já dava o ar da dificuldade que iríamos enfrentar. Uma estreita e desafiadora descida, regada à lama, valetas e pedras.

Seguindo em frente, a trilha nos levou até um riozinho e, de lá, tivemos que atravessar uma estreita e precária ponte de madeira para continuar com nossa aventura.

A mata exuberante e fechada fez com que nossa aventura tornasse uma verdadeira prova de orientação, colocando à prova nosso instinto de direção. Empurrando um pouco mais as bikes subimos uma ladeira que nos devolveu a estrada principal, sentido Colombo.

Algumas subidas mais íngremes serviram para dar uma esquentada na musculatura. Em uma delas consegui avistar parte do grupo o que indicou que o caminho tomado estava certo.
Sem qualquer outra dificuldade chegamos em Colombo para o cafezinho na padoca.

Como ainda tínhamos algum tempo para pedalar resolvemos ir até o Morro da Cruz - local que ainda não conhecia. Parte do grupo topou a parada e saímos em direção ao Morro.

Na entrada da subida uma placa nos avisa que serão 1.200m de pura subida.

De fato a subida é a representante da pior subida fodox. Na verdade, é um desafio físico e mental difícil de vencer, principalmente para quem já havia pedalado 30 km.

Apesar de termos chegado perto do seu cume pedalando, dessa vez, o morro nos venceu e tivemos que descer das bikes. Mas certamente iremos atacá-lo em outra oportunidade, mais preparados.
Lá de cima o visual é digno de aplausos. Um verdadeiro cenário que estampa, de forma única, a grandiosidade da Região Metropolitana de Curitiba.

Agora era a hora do retorno. Ou seja, era hora de colocar a adrenalina em xeque e vencer os 1.200m ladeira abaixo!

Com atenção máxima, entre curvas e pedras consegui descer o desafiador Morro e chegar aos 61.4 km/h
Em pouco tempo todos os demais bikers chegaram ao asfalto são e salvos.

No retorno, o Cap. Nascimento recebeu a ligação de sua esposa (Super Kátia) para que retornássemos até a padaria do café pois sua corrente estava arrebentada.

Rapidamente o conserto foi realizado pelo capitão e todo o grupo retornou para Curitiba sem problemas.

Dados do Pedal:

Participantes: 9 bikers

Quilômetros rodados: 50 km
Tempo: 4h30min
Imprevistos: Corrente arrebentada
Nível: médio/difícil
Beleza Natural: 5 estrelas (uma até cinco estrelas)