bicicleta na veia farol k-lite caminho do itupava pedal curitiba

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Curitiba - Morro do Cristo (Balsa Nova)

Neste domingo (22) realizei mais um pedal inédito para o meu currículo. 
Acatando a sugestão do temido Capitão Nascimento o destino escolhido foi o Morro do Cristo, na Serra do Purunã. Um passeio que novamente romperia a barreira dos 100km de distância.



Conforme combinado o primeiro grupo saiu às 8hs do Walmart Cabral para encontrar com o restante dos aventureiros, às 8h30min, no Parque Barigui. 


Com a chegada de todos fomos pedalando pela BR-277 e avançando sem qualquer problema. Aproveitando a temperatura amena e a nebulosidade da manhã desenvolvemos um giro constante, chegando em Campo Largo rapidamente. Lá encontramos com a Super Kátia que seguiria com a gente até o Morro do Cristo.
De Campo Largo saímos às 9h40min para o primeiro grande desafio do pedal: A subida da Serra do Purunã. Apesar do longo aclive todos chegaram ao Ponto de Apoio do pedágio são e salvos para o merecido cafezinho grátis na veia.


Na sequência, partimos para o ataque final. O Morro do Cristo estava próximo de ser conquistado. 


Rodando poucos quilômetros por uma estrada de terra, logo consegue-se avistar a imponente e curiosa construção.


Construído no alto da Serra do Purunã e pertencente ao município de Balsa Nova, o local possui um mirante de onde se consegue visualizar grande parte da Região Metropolitana de Curitiba, inclusive os recortes da Serra do Mar. 





A curiosidade do Cristo é que ele foi construído a mando de um casal de Guarapuava. Ele mede 18,5 m de altura e 13,5 m de largura. Sua construção é composta de 123 peças pré-fabricadas, vindas de Campinas-SP, algumas pesando 300 quilos. Está a 1.200 m acima do nível do mar sobre um pedestal de pedra com 5m de altura (fonte: http://www.turismo.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=17?conteudo=7)
De fato, é um lugar fantástico que deve ser visitado por todos!

A nota triste é que toda a infraestrutura que cerca o local está jogada às traças, não condizendo com a bela e exuberante beleza natural da região.  
Após contemplarmos a bela paisagem era hora de partimos.

Todos sabiam que a volta para Curitiba seria bem desgastante, seja pelo sol que estava de fritar mamona, seja pelo exigente trajeto de retorno, seja pelo cansaço que começava aparecer. Esse era o segundo desafio a ser vencido! 


Antes de chegarmos ao asfalto o visual convidava para mais e mais fotos...





No asfalto, depois da divertida descida da serra, rapidamente chegamos em Campo Largo, e de lá, depois de uma reidratação, isso perto das 12hs, partimos para a pedalada final. 
Com 30 km a percorrer até Parque Barigui resolvi acompanhar o biker Lucas - de 15 anos de idade - que insistia em girar a 35 km/h.  Com muita, mais muita força de vontade consegui segui-lo, chegando em Curitiba, às 12h50min...


No Barigui, esperamos os demais por cerca de meia hora, mas nem sinal de fumaça da galera. Depois descobrimos o motivo do atraso. O Cap. Nascimento teve seu pneu rebitado na rodovia... hehehehe...




Faltava somente 10km e outras boas subidas para enfrentar até chegar ao meu ponto final. Às 13h20min rumamos para as bandas do Cabral, conseguindo abrir a porta de casa às 13h45min.


Apesar do cansaço e da fome, cheguei dentro do horário previsto no alvará da patroa.. hehehehehehe...

Dados do Pedal:

Participantes: 9 bikers
Quilômetros rodados: 102,42km

Média: 24,37 km/h
Tempo pedalado: 4h12min
Imprevistos: 1 pneu furado
Nível: difícil
Beleza Natural: 5 estrelas (uma até cinco estrelas) 

Um comentário:

  1. realmente um lugar muito bonito, depois dessa serra ja e o segundo planalto paranaense lugar perfeito para vcs explorarem tbm. Muito bom o passeio ass. Tiago

    ResponderExcluir