bicicleta na veia farol k-lite caminho do itupava pedal curitiba

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Curitiba - Matinhos de bike

Em 2012 gostaria de inaugurar os pedais longos - acima de 70km - para um destino inédito. Após algumas reflexões e do convite de meu amigo China resolvi que o destino seria Matinhos - via BR-277.


Com o tempo bastante instável percebi que o nosso sábado (14) seria de fortes emoções. Nem o amanhecer nublado e com chuvisco foi páreo para frear nossa adrenalina.


Do posto da BR-277 saímos às 7h15min rumo ao pedágio. Neste trecho a garoa fina mais ajudava do que atrapalhava nosso deslocamento, sendo um refresco para o início da nossa aventura.

No pedágio, com o cafezinho grátis na veia, saímos debaixo de chuva para a descida da serra.
 
Apesar do asfalto mais perigoso e do tráfego intenso de veículos - afinal ainda é férias -  foi bem divertido e emocionante dividir a velocidade com os caminhões...

Na altura do Ponto de Apoio da Serra paramos para conhecer a Cachoeira do Jajá. Um local belíssimo que possui uma cachoeira digna de aplausos (www.cachoeirasdojaja.com.br).



Retomando nossa saga partimos para o Ponto de Apoio da Ecovia - na entrada da Rod. Alexandra - Matinhos. 

A Chuva não dava trégua e com mais um cafezinho grátis na veia partimos para a pegada final até Matinhos.


De todo o trajeto, essa era a hora mais complicada que tínhamos pela frente. Com o ciclocomputador marcando cerca de 73 km pedalados sabíamos que enfrentaríamos mais de 30 km por uma rodovia monótona - pelas intermináveis retas - e perigosa  - por não ter acostamento. 


Depois de trocar um pneu furado do China e girando com uma média de 32 km/h rapidamente chegamos em Matinhos para o merecido banho de mar e descanso. Na chegada a chuva resolveu parar e o sol começou dar o ar de sua graça.


No ponto final - residência da namorada do China - fomos maravilhosamente recepcionados.
 
Não bastasse tamanho carinho um delicioso banquete foi preparado para nós. 

Depois de nos fartarmos com a deliciosa comida e de um gostoso bate-papo com a família era hora de partir para Curitiba. Dessa vez, retornaria sozinho, já que o China aproveitaria o final de semana no litoral junto a sua amada...  


Antes de pegar a Viação Graciosa dei uma passada por Caiobá para curtir um pouco do visual. 


Com o avançar da hora desloquei-me até a Rodoviária chegando em Curitiba, às 18hs. 


Sem dúvida foi um pedal desafiador pela distância e pela chuva incessante, mas compensador pelas belíssimas paisagens conhecidas e pelas novas amizades adquiridas...  


Dados do Pedal:

Participantes: 2 bikers
Quilômetros rodados: 107.56km

Média: 30,52 km/h
Tempo total: 4h30min
Imprevistos: 1 pneu furado
Nível: difícil
Beleza Natural: 5 estrelas (uma até cinco estrelas) 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário