bicicleta na veia farol k-lite caminho do itupava pedal curitiba

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Curitiba - Ribeirão do Tigre - Morretes

Pela primeira vez em 2012, neste domingo (12), os grupos Bicicleta na Veia, Lavai-Lama e Socando a Bota uniram-se para um divertido passeio de bike. O ponto de encontro escolhido, dessa vez, foi o posto de combustível do Alphaville Graciosa.

Às 9hs da manhã os 16 aventureiros partiram para o passeio. O destino escolhido foi a  trilha do Ribeirão do Tigre, na Estrada Dom Pedro II.
Avançando pela Graciosa até Quadro Barras, o colorido do pelotão e a alegria estampada em cada rosto prenunciava mais um belo pedal.

Chegando em Quatro Barras a galera parou para o cafezinho pago na veia. Outros resolveram degustar uma cervejinha para espantar o calor. Porém, sem muita demora, rumamos em comboio para a Dom Pedro II.

Entre subidas, descidas e as belas paisagens chegamos na  trilha do Ribeirão do Tigre.

Neste momento, os grupos se dividiram. Parte seguiu a rota do Ribeirão do Tigre, outra parte optou por encarar o desafio de descer a Graciosa.
Apaixonado que sou pela Estrada da Graciosa a adrenalina falou mais alto e resolvi aceitar o convite do amigo Pedro Luna para dar uma passeadinha até Morretes.

Rompendo a subida da Pedreira chegamos na Trilha do Alemão.

Na sequência, depois de 4km de terra e pedras, eis que surge na nossa frente o momento mais divertido e perigoso do passeio. Mais uma vez a Graciosa era nossa!

Antes da descida paramos no mirante para contemplar os recortes e a beleza da Serra do Mar...

Sem mais delongas, partimos para nosso divertimento.A descida foi rápida e emocionante, como sempre!

O único senão foi que nosso biker Pedro Luna - outro apaixonado pela serra do mar - resolveu passear na mata. Ao entrar muito rápido em uma curva acabou cheirando as flores do canteiro... hehehehe. Por sorte, nada de grave lhe aconteceu. Aliás, a única coisa grave foi o estado que ficou seu Iphone (deu PT- hehehehehe)...

Com o reagrupamento em São João da Graciosa partimos para os 13km finais até Morretes e constatamos que a rodovia para Antonina realmente está interditada (cratera na pista)!
Neste momento o calor era de fritar miolos, tanto assim, que o Cap. Nascimento ao avistar a cidade de Morretes no horizonte confundiu a torre da Igreja com uma Cerveja Original branca de gelo....hehehehehehe...

Sem demora, o retão de Morretes foi vencido e a simpática cidade nos recebia de forma acalorada (e bota calor nisso) para o merecido almoço.

Reabastecidos, saímos de Morretes às 15 hs com mais 77 Km na mochila e novas histórias para o livro da vida!
Agradecimentos especiais:
Pedro Trek pelo agendamento do passeio;
Pedro Luna pela carona até a Capital;
e aos demais bikers pela parceria e alegria do pedal...

Fotos: Pedro Trek e Douglas Cardoso.